O meio digital tem causado diversas mudanças na sociedade. Hoje em dia estamos conectados o tempo todo através do celular, e essa tecnologia chegou nas indústrias como forma de facilitar todos os seus processos e garantir mais produtividade para as equipes.
A INDÚSTRIA 4.0
A indústria 4.0 abrange um grande sistema de tecnologias que estão mudando o formato de produção e modelo de negócios em todo mundo. Esse conceito tem um impacto muito forte quando falamos em produtividade da indústria, pois aumenta significativamente a eficiência dos recursos existentes, e os processos ficam cada vez mais seguros.
A indústria 4.0 faz uso de tecnologias como internet das coisas, armazenamento de dados em nuvem, inteligência artificial, etc. Isso tudo permite com que as máquinas tenham conexão entre si, e que as informações sejam gerenciadas de forma mais facilitada.
São fábricas inteligentes que têm a capacidade de fazer operações sozinhas, prever falhas em algum processo, avisar sobre manutenções necessárias, entre outras várias funções. Como resultado, há uma redução no custo geral da indústria e nas possibilidades de erros em operações complexas.
O QUE MUDA NA GESTÃO NA INDÚSTRIA 4.0?
E não é só no chão de fábrica que a indústria 4.0 aplica suas tecnologias. Os gestores precisam ter um olhar mais digital para todas as etapas do processo produtivo, desde o administrativo até a linha de produção.
A gestão do cotidiano da indústria precisa ter mais autonomia e integração entre os processos. É preciso ter olhar crítico e entender o fluxo de trabalho, quais tecnologias podem ser acrescentadas para a realidade de cada função.
Outro ponto muito importante da indústria 4.0 é que muitos podem achar que as pessoas estão perdendo suas vagas de emprego para dar lugar às máquinas, mas o que acontece é que os funcionários podem ser realocados em outras funções mais estratégicas do processo de produção. Mas, para isso, eles precisam de incentivo por parte da gestão para realizar cursos e treinamentos de forma com que se familiarizem com a tecnologia.
A indústria 4.0 necessita de profissionais qualificados e atentos a grandes novidades do mercado. A gestão precisa ainda ter o olhar atento à melhor forma de trabalho das equipes como no modo tradicional, mas hoje eles podem contar com a tecnologia que a indústria 4.0 oferece, através de geração de dados, automação, gerenciamento estratégico de mão de obra, etc.
A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES
O dia a dia de uma fábrica é cheio de tarefas a serem realizadas. Por isso, tudo precisa estar completamente alinhado para que não ocorram problemas que vão afetar várias linhas de produção.
Torna-se importante então a implantação de sistemas de gestão que serão indispensáveis para o gestor, pois os softwares mais modernos são capazes de interligar as equipes, fazendo com que ocorram menos falhas e que todas as equipes sejam mais produtivas.
Esses sistemas também são muito importantes para a segurança dos colaboradores, como gerir o uso de EPIs, possibilidade de reportar uma situação geradora de acidente de forma rápida, gestão de espaço confinados, gestão de não conformidades, controle de pessoas que entram na indústria e muito mais.
Esse tipo de plataforma está sempre à frente, utilizando todas as tecnologias disponíveis no mercado para proporcionar às indústrias muito mais produtividade e segurança, o que consequentemente resulta em ganhos financeiros e funcionários mais motivados.
Se adeque à nova realidade do mercado! Confira todas as soluções do Cesla.